Curso de Drupal

Durante o Curso de Drupal 7 o aluno aprende tudo que é necessário para construir um site, desde o planejamento do conteúdo, imagens, criação de nodes, formulários, blocos, menus, permissões, usuários, taxonomia, categorias, fórum, enquetes, login, construção de área reservada até o lançamento e administração do site na internet.

O curso não possui pré-requisitos, ou seja, qualquer pessoa com conhecimentos básicos de como operar um computador deverá ser capaz de realiza-lo. Além disto, o curso é totalmente online: através de 86 vídeo aulas em HD (1080p), o aluno aprenderá tudo passo a passo, sem sair de casa.

Totalmente prático, do inicio ao fim, o curso mostra como construir um site real para uma empresa fictícia, a Carmélia Vinhos. A Carmélia comercializa vinhos produzidos no Brasil e precisa de um site para apresentar seus produtos e se comunicar com seus parceiros, amigos e clientes. Neste projeto o aluno aprende como desenvolver as principais necessidades para um site institucional. Ao final do curso será capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver seus próprios projetos de pequeno a médio porte.

Se nunca ouviu falar de Drupal ou sabe pouco sobre ele, continue lendo para saber mais.

Introdução ao Drupal

Se você é novo no mundo de desenvolvimento web e mais especificamente no mundo de CMSs, provavelmente ainda não ouviu falar de Drupal. Drupal é um CMF (Content Management Framework), open source e gratuito, escrito em PHP. Segundo estimativas, está presente em 2.1% dos websites existentes na internet. Os tipos de sites construídos com Drupal variam de blogs e sites pessoais simples a portais corporativos de grande porte, especialmente na área governamental. Entre os ilustres utilizadores de Drupal destaca-se a Casa Branca dos EUA (whitehouse.gov).

A versão básica do Drupal, conhecida como Drupal Core, possui componentes comuns a todo CMS, como Joomla e WordPress. Durante os estágios iniciais do curso utilizamos a versão Core para construir páginas, blogs e posts, enquetes, fórum de discussão, menus, feeds RSS e muito mais.

O Drupal Core pode ser utilizado ainda na construção de simples sites, blogs, fóruns de discussão e até mesmo portais comunitários com conteúdo fornecido pelos próprios usuários.
Entretanto, é possível estender as capacidades do Core Drupal utilizando módulos, componentes desenvolvidos por terceiros capazes de adicionar funcionalidades ao seu site. Mais de 23 mil módulos foram desenvolvidos até o presente momento (agosto de 2013) para Drupal. Módulos possibilitam a inserção de funcionalidades avançadas no site, como formulários, páginas dinâmicas, editores de texto, calendários e muito mais. Além dos módulos, uma grande facilidade do Drupal são os temas. Também conhecidos por templates, temas são extensões capazes de alterar por completo e definir a aparência de um site. Existem dezenas de empresas especializadas em desenvolvimento de temas profissionais para Drupal, bem como mais de 1.800 temas disponíveis no site da comunidade, Drupal.org.
Outro diferencial relevante é o número de especialistas que contribuem com o projeto Drupal. Estima-se que quase 30 mil desenvolvedores de todo mundo contribuam diretamente de diversas formas. Drupal é altamente estimado entre profissionais web devido a sua sofisticada API e por ser facilmente estendido através de módulos. Devido a suas características técnicas, pode ser descrito como um Framework.

Aspectos Básicos

O Drupal foi concebido para rodar em sistemas que suportem a linguagem de programação PHP, um servidor web como Apache, IIS ou Nginx e um banco de dados, como MySQL, MariaDB, SQL Server ou PostgreSQL, entre outros.

Durante o curso você aprenderá a instalar o Drupal em um servidor web que atenda os requisitos acima descritos, mas aprenderá também como transformar seu computador em um ambiente de desenvolvimento local instalando os softwares mencionados.

Para utilizar o Drupal você não precisa de conhecimentos em programação. Mas se quiser desenvolver seus próprios temas e módulos terá que ter conhecimentos de PHP, Banco de Dados, CSS e HTML. Entretanto, durante o curso mostraremos como é possível desenvolver qualquer tipo de site sem conhecimentos de programação.

Para levar seu site ao ar você terá que possui um serviço de hospedagem contratado e um domínio instalado. Apenas assim o mundo poderá interagir com seu site.

História

Originalmente Drupal foi concebido para ser um Fórum para Internet. Desenvolvido por Dries Buytaert, em 2001 se tornou um projeto open source, livre para utilização de todos. É tido como um dos CMSs mais maduros e antigos do mercado. A palavra drupal vem do inglês drop, como em “water drop” (gota de água). Daí o logo, conhecido como Druplicon, ser um bonequinho em forma de gota.

Até 2003, Drupal foi relativamente desconhecido da comunidade, até que um candidato à presidência dos EUA naquele ano resolveu utilizar o CMS Drupal para construir uma rede de 50 websites para integrar os vários contribuintes e ajudantes de sua campanha. Após o fim da campanha, os desenvolvedores que utilizaram Drupal gostaram tanto da plataforma que resolveram fundar uma empresa privada para prestar serviços de desenvolvimento utilizando o CMS. Depois disto, várias agencias de web começaram a utilizar Drupal e hoje, meados de 2013, centenas delas estão listadas como prestadoras de serviços.

Nos últimos cinco anos ou mais, Drupal deixou de ser desenvolvido por seus criadores originais e passou a ser mantido por uma grande e competente comunidade. Tão competente que de 2007 para 2008 foi baixado mais de um milhão e meio de vezes. Um crescimento de 125% em relação ao ano anterior.

Nos dias de hoje, quase um milhão de instituições ao redor do mundo, de todos os portes, reportam utilizar oficialmente Drupal, entre elas Discovery Channel, Forbes, Ozzy Osbourne, AOL, Greenpeace, apenas para citar alguns. Além disto, o CMS já recebeu inúmeros prêmios por sua qualidade e popularidade.

Aplicações

Você pode utilizar Drupal para desenvolver praticamente qualquer tipo de site ou projeto web. Quanto mais conhecimentos e habilidades possuir em desenvolvimento web, mais longe poderá ir com o CMS, expandindo suas funcionalidades de acordo com suas necessidades. Entretanto, a dica é utilizar Drupal em projetos mais complexos, especialmente de sites com uma razoável quantidade de conteúdo e atualizações frequentes. Durante o curso, construiremos um site para uma empresa de vinhos que oferece constantemente artigos, dicas, produtos e serviços através de seu site para seus clientes.

Drupal pode ser aplicado ainda na construção de lojas virtuais e blogs, mas existem outros CMSs mais indicados para estes contextos.

Aprender Drupal pode ser uma boa ideia também se você pretende valorizar suas habilidades como desenvolvedor. Utilizado por diversas corporações, nacionais e multinacionais, repartições governamentais e artistas, pode ser uma ferramenta diferencial para um profissional.

Curso de Drupal 7

Curso de Drupal 7

Curso de Drupal 7

O Curso de Drupal 7 pode ser adquirido em duas versões: Standard e Premium. Na versão Standard o aluno assiste aos vídeos online e pode solicitar suporte por email junto ao instrutor do Curso. O investimento a ser realizado é de R$99,90.

Na versão Premium, além de assistir os vídeos em nosso web site, o aluno pode baixar as vídeos aulas para seu computador em qualidade máxima (1080p) além de contar com suporte por telefone e Skype, além do email. O investimento a ser realizado é de R$149,90.

Em ambas as versões o acesso ao curso é vitalício e não é necessário pagar nenhuma mensalidade.

Clique aqui para acessar o programa do curso.

Leave a Comment